sábado, 21 de novembro de 2020

Ficção científica e robôs gigantes

Prepare sua nave, escolha o seu mecha e embarque nessa aventura pelo universo da ficção científica.

Animes: Macross, Macross 7 e Macross Frontier [Porque eu esqueci o nome das personagens] - Imagem de: Pinterest.


Ficção científica:


Ficção científica (Sci-fi) é um gênero de animes e filmes com foco em tecnologia, universos paralelos, realidades alternativas, viagens no tempo, apocalipses e tudo aquilo que você conseguir imaginar. Afinal a ficção científica brinca muito com a imaginação das pessoas, seja com seus medos (a guerra contra as máquinas, alienígenas, etc.), com seus sonhos (ter um robô gigante, viajar pelo universo, etc.) e principalmente com a sua curiosidade ("e se tal coisa tivesse acontecido?").

Anime: Code Geass - Imagem de: Wallpaper Memory.

Robôs gigantes (Mecha):


Mecha é basicamente um robô gigante que é controlado ou não por um(a) piloto(a). Os mechas geralmente são construídos para lutar contra monstros gigantes ou outros mechas. Geralmente os mechas tem um formato humanoide (que lembra um humano) ou bestial (que lembra um animal). Alguns mechas são capazes de se transformar (como os Transformers) ou se fundirem para ficarem maiores e mais fortes (como os megazords).

Mecha: Mazinger Z (Mazinger Z: Infinity) - Imagem de: Wallpaper Cave.

Mas mecha não é apenas um robô gigante, afinal, ele também é um gênero de mangás e animes. Sendo que nos mangás e animes mecha, os protagonistas não são os robôs, mas sim os pilotos e as pilotas dos robôs.

Anime: Cross Ange: Tenshi To Ryuu No Rondo (ou Cross Ange Rondo Of Angel And Dragon) - Imagem de: Wallpaper Cave.

Em praticamente todos os tokusatsus é quase que obrigatório ter um mecha, mas graças aos Power Rangers, nós estamos (pelo menos eu estou) mais acostumados a chamar esses robôs gigantes de megazords do que de mecha.

Megazord: Thundersaurus Megazord (Power Ranger Dino Trovão) - Imagem de: Pinterest.

Minha opinião:


Ficção científica: Pra mim o gênero ficção científica existe em praticamente todos os mangás e animes, o que já torna ele um ótimo gênero, ainda mais quando junto com a comédia e um pouquinho de romance. Agora os animes e os filmes 100% focados só na ficção científica são um pouco chatos e complicados de entender.

Mecha: Ótimo, afinal, quem não gosta de ver robôs caindo na porrada contra monstros e outros robôs. Mas eu acho que seria bem interessante se começassem a fazer mais histórias de "mechas vivos", tipo com inteligência artificial e não com um humano como piloto(a) no comando de tudo. Como um tipo de Transformers só que na versão anime, só que mais focado no público mais velho e não só nas crianças.

Fontes de pesquisa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nos ajudar a evoluir cada vez mais.