sábado, 7 de novembro de 2020

Públicos-alvo

Os públicos-alvo dos mangás e dos animes são divididos em 3 fases, sendo elas: Crianças (Kodomo), Adolescentes (Shounen e Shoujo) e Adultos (Seinen e Josei).

Animes: Seinen (Berserk), Shounen (Dragon Ball Super: Broly) [Filme de anime], Shoujo (Sailor Moon) e Kodomo (Não sei kkk) - Imagem de: Pagina Piloto.


Kodomo:


Kodomo é um gênero de mangás e animes voltado para o público infantil (0 a 12 anos). Os kodomos possuem histórias mais "simples, curtas" e alegres, com uma animação bonitinha e "sem violência". A maioria dos kodomos tem crianças como protagonistas, crianças essas que na maioria das vezes vivem aventuras ao redor do mundo. Exemplos: Pokémon, Digimon, Beyblade, etc.

Anime: Pokémon - Imagem de: VIX - Positivamente curioso.

Shounen:


Shounen é como a evolução do kodomo, só que focado no público adolescente masculino (12 a 18 anos). Todos os shounens são cheios de lutas, protagonistas masculinos fortes, poderosos e muitas vezes extremamente chorões e mais algumas personagens femininas com roupas curtas ou muito coladas ao corpo (não que isso seja ruim). Exemplos: Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya), Dragon Ball, Naruto, etc.

Anime: Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) - Imagem de: Curta Nostalgia.blogspot.

Praticamente todos os mangás e animes shounens são feitos com a intenção de vender bonecos, camisas, roupas em jogo (skins), etc. Por isso é muito comum que os personagens tenham várias transformações, cores de cabelo, armaduras, ou uma roupa nova a cada saga (é mais fácil mudar a cor do cabelo do que a roupa).

Personagem: Goku (Dragon Ball Z, Kai, GT e Super) - Imagem de: Pinterest.

O gênero shounen é muito provavelmente o gênero mais famoso de todos (mesmo que todos os shounens sigam praticamente a mesma "receita de sucesso"), afinal, mesmo os shounens possuindo um forte foco no público masculino, eles conseguem agradar a todos os públicos igualmente. Um grande exemplo do sucesso dos shounens é que a grande maioria dos animes dublados em português (PT-BR) são shounens.

Shoujo:


Shoujo é basicamente o oposto do shounen, ou seja, os shoujos são mangás e animes voltados para o público adolescente feminino (12 a 18 anos). Normalmente os shoujos são extremamente românticos e fantasiosos. Exemplos: Sailor Moon, Sakura Card Captors, As Super Gatinhas (Tokyo Mew Mew ou Mew Mew Power).

Anime: Sailor Moon - Imagem de: Wallpaper Cave.

Praticamente todas as protagonistas dos shoujos são iguais, ou seja, todas elas são garotas doces, gentis e adoráveis que acabam se apaixonando por algum "cara qualquer" ou elas acabam ganhando algum tipo de poder mágico e depois elas se apaixonam por alguém.

Anime: As Super Gatinhas (Tokyo Mew Mew ou Mew Mew Power) - Imagem de: Pinterest.

Assim como os shounens, os shoujos também querem vender brinquedos, roupas, acessórios, etc. Por isso também existem várias transformações nos shoujo e alguns deles também são dublados em português (PT-BR) na intenção de alcançar mais pessoas.

Seinen:


Seinen meio que é como a "forma final" do shounen, ou seja, os seinen são mangás e animes voltados para o público adulto masculino (maiores de 18 anos (mas não confundam com os hentais)). Uma das grandes diferenças entre os seinens e os shounens é que os seinens são mais maduros, por isso geralmente os seinens contém muito mais violência ("sem censura"), palavrões e sexo (mais não a nivel hentai). Exemplos: Hellsing, Gantz, Black Lagoon, etc.

Série OVA: Hellsing Ultimate - Imagem de: CuteWallpaper.org.

Outra diferença entre os seinens e os shounens, é que os seinens não são feitos para "vender bonecos" (pelo menos não para crianças), por isso os protagonistas não precisam de transformações, cores de cabelo ou armaduras novas apenas para poder ganhar a luta.

Josei:


Josei também é como se fosse a "forma final" dos shoujos, ou seja, os joseis são mangás e animes voltados para o público adulto feminino (maiores de 18 anos). Mas a grande diferença entre os joseis e os shoujos é que os joseis são mais "realistas", ou seja, mesmo que existam joseis românticos, eles não são tão "viajados" como são nos shoujos. Exemplo: Code: Realize: Sousei No Himegimi (que é o unico josei que eu conheço atualmente).

Anime: Code: Realize: Sousei No Himegimi - Imagem de: Utopia Nipônica News.

Outra grande diferença entre os joseis e os shoujos é a liberdade de criação, ou seja, meio que praticamente tudo é permitido, como por exemplo: cenas explícitas de sexo (mas não a nível hentai), fetiches sexuais, etc. Mas assim como os seinens, os joseis também não são feitos para vender roupas ou bonecos(as) (pelo menos não para crianças).

Minha opinião:


Kodomo: Os kodomos são muito legais, afinal eles são bem parecidos com os desenhos animados normais, o que significa que você não é 100% obrigado a prestar atenção em tudo, como acontece nos animes normais, onde se você não prestar muita atenção em tudo você pode acabar se perdendo na história.

Shounen: Pra mim os shounens são divididos em dois: os antigos e os novos. Sendo que pra mim os antigos são muito melhores que os novos, afinal eles eram originais, sem censura e com ótimos e ótimas personagens, e pra mim até os gráficos antigos eram melhores (e é isso que chamamos de nostalgia kkk).

Já os novos são apenas mais do mesmo, são censurados, cheios de personagens chatos, chorões, extremamente parecidos e que sempre vão ganhar no final com o poder do discurso ou com o poder do protagonismo.

Mas uma coisa que os dois tem em comum, é que os dois tem personagens muito mal aproveitados e alguma mulher chata que sempre atrapalha nas lutas e que só serve para criar os famosos ecchis/hentais.

Shoujo: Os shoujos são excelentes, ainda mais quando eles não focam apenas no romantismo (que eu acho extremamente chato). Afinal os shoujos conseguem fazer o "empoderamento feminino bom", ou seja, sem ser "lacração", e eu espero muito que isso fique assim pra sempre, tomara que os shoujos nunca se tornem lacrações.

Seinen: Os seinens são ótimos, afinal eles não precisam de personagens chatos e chorões apenas para poderem fazer sucesso, não precisam de transformações, cor de cabelo nova ou armaduras novas apenas para poderem ganhar as lutas e vender bonecos, se for para ser violentosangrento e gore, vai ser violento, sangrento, gore e muito mais sem ter medo da censura e também não precisam ficar apelando para os ecchis em todos os episódios. Só faltava ser dublado (PT-BR) para serem perfeitos.

Josei: Infelizmente (ou não) eu ainda não assisti muitos joseis para poder ter uma opinião 100% verdadeira, mas eu acho que alguns joseis até podem ser legais, mas eu acho que a maioria deve ser bem chata, justamente por que eu acho que eles são muito focados nos ecchi/hentais. Mas isso eu só vou descobrir depois que eu assistir mais alguns joseis.

Minha opinião sobre tudo: A minha opinião sobre todos os públicos-alvo/gêneros é que ainda bem que eles existem, afinal com eles você pode: nascer assistindo animes kodomo, ir para a escola conversar sobre os shounens e os shoujos e após um longo dia de trabalho, ainda dá tempo para assistir um seinen e/ou um josei. E para finalizar a vida com armadura de ouro, você pode assistir a um bom e velho hentai (que não estão nessa postagem, pois eles são "especiais demais", o que significa que eles vão ter uma postagem só para eles).

Fontes de pesquisa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nos ajudar a evoluir cada vez mais.