segunda-feira, 8 de março de 2021

O que é pirataria?

Eu decidi que antes de nós começarmos a falar sobre os mangás, animes, filmes, etc. que talvez fosse uma boa ideia falar sobre um crime que todos(as) nós já cometemos, a pirataria.

Bandeira pirata - Imagem original de: Mercado Livre.


A pirataria é algo que absolutamente todo mundo já fez, seja comprar um DVD na feira ou na banquinha de camelô ou até mesmo baixar algum filme, jogo, anime, etc. na internet. E se você disser que nunca fez nada disso, saiba que mentir é feio kkk.

Afinal, mesmo que todos(as) nós saibamos que a pirataria é crime, nem sempre nós podemos ou temos condições para comprar o conteúdo original. E na minha opinião, é nesse exato momento que nascem os dois tipos de pirataria, a "pirataria física", e a "pirataria digital".

Pirataria física:


Na minha época era mais barato kkk - Imagem de: Tilt.

Na minha opinião, a "pirataria física" é quando você vai na feira ou na banquinha de camelô é acaba comprando algum DVD, CD, jogo ou qualquer outra coisa que não seja nem comestível (frutas, verduras, doces, etc.), nem viva (tipo aqueles peixinhos "dourados").

Mas eu acho que esse tipo de pirataria está meio "morto", afinal, hoje em dia praticamente todo mundo tem Internet em casa, ou seja, de certa forma é mais "fácil e barato" você simplesmente baixar todo na Internet. E é exatamente assim que nasce a "pirataria digital".

Pirataria digital:


"Pirata digital" - Imagem de: @TheTerrificGamr.

Na minha opinião, a "pirataria digital" é quando você consegue assistir ou fazer o download de algum conteúdo pago de alguma "forma gratuita", seja em algum "fã site" ou em algum "site duvidoso" (tipo aqueles cheios de anúncios e vírus kkk).

E eu tenho certeza absoluta que todo otaku já fez isso, afinal, nem sempre os seus pais, mães ou responsáveis querem assinar um serviço de streaming apenas para você assistir "desenhos japoneses".

Logos dos serviços de streaming: Funimation e Crunchyroll - Imagem de: @myanimelist.

Afinal, ainda não existe um serviço de streaming que tenha tudo que você quer assistir, por exemplo: Mesmo se você assinar o Crunchyroll e a Funimation juntos, você até pode ter muitos animes, mas não todos.

Ou seja, é quase impossível você assistir certos animes (principalmente os antigos) sem ter que acabar pirateando eles. Mas será que alguma vez você já parou para pensar nós malefícios que a pirataria pode causar?

Malefícios da pirataria:


Cavalo de Troia ou Trojan Horse (malware) - Imagem original de: Meme-arsenal.com.

Na minha opinião, quando você consome algum conteúdo pago de alguma "forma gratuita", muito provavelmente você não está ajudando em nada a empresa que é dona dos direitos autorais daquele conteúdo. Afinal, se você consumiu "de graça", como você acha que a empresa vai ter dinheiro para pagar as contas e ainda continuar produzindo aquele conteúdo?

Um grande exemplo disso é o anime: Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seya): The Lost Canvas, onde todo mundo que já assistiu ao anime sempre quis uma terceira temporada, mas a maioria das pessoas que querem essa continuação baixaram o anime inteiro na Internet, ou seja, a empresa não ganhou absolutamente nada com isso.

Imagem meramente ilustrativa - Imagem de: Otaku-Bu.

Mas não é apenas a empresa que perde algo com a pirataria, afinal, nós os(as) "piratas" também perdemos várias coisas, como por exemplo: Qualidade de imagem e de som, tempo e memória para poder baixar os episódios e ainda corremos o risco de acabar pegando algum tipo vírus enquanto baixamos, abrimos ou executamos o arquivo.

Ou seja, a pirataria até pode solucionar um problema ou uma necessidade sua, mas nada impede que ela acabe criando um problema ainda maior, seja para você, para a empresa dona daquele conteúdo ou para as outras pessoas que também gostam daquele conteúdo.

Conclusão:


Fanart dos personagens: Kuririn, Goku e Bulma (Dragon Ball) - Imagem de: O Esconderijo do Koi.

Eu sei que não é sempre que dá para consumir o conteúdo original, mas quando você for consumir a "versão gratuita", lembre-se de tomar muito cuidado, ou seja, não clique em todo que aparecer na sua tela, sempre confira se realmente era aquilo que você queria baixar e sempre confie no seu antivírus kkk.

Agora se você poder e tiver condições, sempre opte por consumir o conteúdo original, afinal, essa é a única forma de você ajudar a empresa que produziu aquele conteúdo que você tanto gosta. Fora que fazendo isso, você ajuda a empresa a ter mais verba/dinheiro para produzir ainda mais conteúdo para que você possa consumir.

E só para relembrar: A pirataria é crime e todos(as) nós já cometemos esse crime, mas não é legal ficar fazendo ele toda hora, afinal, nunca se sabe quando o FBI pode começar a te rastrear kkk.

Meme do personagem: Tom (Tom & Jerry) - Imagem de: Pinterest.

Minha opinião:


Bom, mesmo que toda essa postagem já tenha sido escrita baseada apenas na minha opinião, eu ainda quero colocar a minha opinião, na minha própria opinião.

E na minha opinião, talvez algum dia as pessoas perceberam que é muito mais fácil, "barato" e principalmente mais seguro você simplesmente assinar um serviço de streaming do que você ter que ficar pirateando as coisas.

Afinal, quando você pirateia as coisas, muito provavelmente a única coisa que você ganha é algum tipo de vírus kkk. Já quando você consome o conteúdo original além de você ajudar a empresa que produziu aquele conteúdo, você também não precisa ficar com nenhum tipo de peso na consciência.

E só para deixar bem claro: Eu nunca pirateei nada e nunca vou piratear nada de novo 🤞 (ou será que não kkk).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nos ajudar a evoluir cada vez mais.